Buscar
  • Carlos Eduardo Amaral Gennari

Trombofilias na gestação é um dos temas mais pesquisados pelos profissionais da área médica.


pregnant-stethoscope-120118.jpg

Trombofilias na gestação é um dos temas mais pesquisados pelos profissionais da área médica. “Na maioria das vezes se descobre a trombofilia em mulheres que tem abortos recorrentes, óbitos fetais intra útero sem causa aparente ou partos prematuros”, destaca o Dr. Carlos Eduardo Amaral Gennari, que participou, no último dia 25 de Abril, do Curso Trombofilias na Gestação, realizado pelo Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo.

As trombofilias englobam um grupo de doenças que alteram a coagulação do sangue e predispõem a formação de trombos dentro dos vasos sanguíneos, principalmente nas veias dos membros inferiores e neste no esquerdo que levaria a obstrução dessas vasos e a formação de êmbolos – coágulos que se desprenderiam do local da trombose – podendo atingir os vasos do pulmão acarretando a temida embolia pulmonar. Pode ocorrer em qualquer indivíduo, mas é mais comum em mulheres e dentre estas nas gestantes, sendo também comum nestas e nas que tenham propensão que a moléstia atinja os vasos sanguineos da placenta que levaria a sérios problemas ao feto com restrição do crescimento fetal dentro do útero, partos prematuros e óbitos fetais.

Como prevenir? As trombofilias podem ser hereditárias (e portanto praticamente impossíveis de serem prevenidas) e adquiridas (onde se destaca a chamada síndrome antifosfolípides) . Existem fatores que favorecem o aparecimento das mesmas, como traumas e operações, gestação e puerpério, tabagismo, uso de contraceptivos orais (principalmente os que contem etinilestradiol em maiores doses) , viagens aéreas e mesmo as terrestres de longa duração e é sobre esses fatores que poderíamos agir preventivamente.

Um bom exame clínico associado aos antecedentes pessoais e familiares das pacientes são os principais fatores que levam o médico a pensar e prosseguir na investigação em relação as trombofilias.

O que é a trombofilia?

Trombofilia aumenta a coagulação do sangue no corpo e pessoas que tem essa doença tem mais propensão a trombose. Trombose é a formação de coágulos nas veias do corpo e possíveis obstruções. Trombofilia quer dizer que a pessoa tem maior chance de ter algum tipo de trombose seja por motivo hereditário ou mesmo adquirida ao longo da vida por algum motivo.


113 visualizações0 comentário