• Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
Follow Us
Please reload

Search By Tags

February 11, 2019

February 4, 2019

Please reload

Recent Posts

“Diploma de Lealdade concedido a Carlos Eduardo Amaral Gennari pelo Instituto das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração, por colaboração fiel em nossa...

April 26, 2019

1/10
Please reload

Featured Posts

ENTENDENDO A VITAMINA D

April 25, 2014

A vitamina D é um pró hormônio produzido na pele sob estímulo da radiação ultravioleta B (UVB) da luz solar.

 

Dependendo de vários fatores, como a hora do dia , época do ano e latitude, a cor da pele e sensibilidade individual, a exposição de braços e pernas à luz do sol por 10 minutos pode ser capaz de gerar até 3000 unidades de colecalciferol (vitamina D3). Uma pequena parcela de vitamina D (100 a 200 unidades por dia) é obtida pela dieta, sendo absorvida junto com gordura a partir de alimentos como peixes gordurosos (salmão, sardinha e atum), óleo de fígado de peixe, gema de ovo e cogumelos shitake.

 

Uma vez no sangue, e após passar por uma série de reações químicas a vitamina D transforma-se em sua forma hormonal ativa (calcitriol) , e é através desta que ocorrerão os efeitos sistêmicos, sendo sua principal ação o aumento da absorção de cálcio e fósforo de forma a manter a concentração de cálcio no sangue dentro do desejável e poupar o reservatório mineral do esqueleto. Outros tecidos do organismo, além dos ossos também reagem com o calcitriol explicando desta forma as outras ações biológicas da vitamina D na saúde humana.

 

Considerando-se que a principal fonte de vitamina D é a exposição a luz solar a principal causa de sua deficiência é a falta de exposição ao sol. Aspectos individuais, como a cor da pele e o uso de protetor solar são fatores importantes no aparecimento da deficiência: indivíduos de pele mais escura necessitam de 3 a 5 vezes mais tempo de exposição ao sol para produzir a mesma quantidade de vitamina D que indivíduos de pele clara. O uso de protetor solar com fator de proteção igual ou maior que 30 chega a diminuir a síntese cutânea de vitamina D em mais de 95%.

 

Resumidamente as causas e fatores de risco para o desenvolvimento de deficiência de vitamina D são:

 

REDUZIDA EXPOSIÇÃO CUTÂNEA À LUZ SOLAR

Uso de protetores solares

Latitude

Sazonalidade

 

IDOSOS MÁ ABSORÇÃO INTESTINAL DE GORDURAS

Doenças intestinais

Cirurgia bariátrica

 

DOENÇA RENAL

 

MEDICAMENTOS

 

Anticonvulsivantes

Corticosteroides

Antirretrovirais

Antifúngicos

 

Indivíduos com osteoporose, idosos e mulheres pós menopausadas constituem o principal grupo de risco para a deficiência da vitamina e merecem ser adequadamente avaliados sob este ponto de vista para serem corretamente tratados.

 

Além de sua importância sobre o metabolismo ósseo protege o corpo contra a fraqueza muscular.Também reduz o risco de certos tipos de câncer (próstata, mama e intestino) e de algumas infecções maléficas a gestação (vaginose bacteriana). Previne ou melhora as condições tais como diabetes e esclerose múltipla, além de diminuir o risco de doença cardíaca, hipertensão arterial e aumento do mau colesterol. Aprimora também o funcionamento do sistema imunológico, prevenindo as gripes e as alergias sazonais.

 

Para a população geral, a recomendação nutricional diária de vitamina D foi fixada em 600 UI (unidades internacionais) por dia a partir de 1 ano de idade. Para indivíduos com mais de 70 anos estabeleceu-se a necessidade de 800 UI por dia.

 

A deficiência e/ou insuficiência de vitamina D vem se tornando um problema de saúde cada vez mais comum, provavelmente pela combinação de elementos do estilo de vida atual, como reduzida exposição solar, baixa ingestão de alimentos ricos em vitamina D e envelhecimento da população, dentre outros. Sua suplementação é, portanto, uma medida segura que pode garantir a manutenção de níveis adequados naqueles indivíduos em risco que tenham dificuldade de se expor ao sol ou de aumentar a ingestão pela dieta.

Please reload

Rua Dr. Antonio Cândido Vieira, 655

Centro -  Mogi das Cruzes - SP CEP 08780-030

 

Fale com o doutor: amaralgennari@ig.com.br

Telefones:

(WhatsApp) 

(11) 9 6060 09 88 

 

© 2014 por Carlos Eduardo Gennari.