Follow Us
Search By Tags
February 11, 2019
February 4, 2019
February 4, 2019
February 4, 2019
February 4, 2019
February 4, 2015
November 17, 2014
September 25, 2014
Recent Posts
Featured Posts
Vacina tríplice acelular (DTPa)
July 14, 2014

A vacina tríplice acelular (DTPa), que protege contra o tétano, a difteria e a coqueluche, será disponibilizada para gestantes na rede pública de saúde a partir do segundo semestre. De acordo com o Ministério da Saúde, a dose será oferecida de forma gratuita desde a 27ª semana de gestação.
O objetivo é reduzir a transmissão da coqueluche entre recém-nascidos e garantir proteção indireta nos primeiros meses de vida, quando o bebê ainda não completou o esquema vacinal. A expectativa é que 3 milhões de brasileiras sejam beneficiadas com a medida.
Segundo a obstetra Nilma Neves, presidenta da Comissão de Vacinas da Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a gestante, uma vez imunizada, produz anticorpos que são passados ao feto pela placenta. A especialista recomenda também que pessoas que tenham contato frequente com o bebê, como pai, irmãos, avós e babá, também sejam imunizados, já que a doença é transmitida por meio da respiração e da fala.
Mesmo quem já recebeu a vacina quando criança deve ficar atento, uma vez que o prazo de validade é dez anos.
A imunização contra a coqueluche já é oferecida para crianças na rede pública.
O esquema vacinal começa com a pentavalente, administrada aos 2 meses, 4 meses e 6 meses. A criança recebe ainda dois reforços com a vacina DTP (difteria, tétano, coqueluche).
O primeiro reforço deve ser administrado aos 15 meses e o segundo aos 4 anos.
Dados do governo indicam que até o dia 10 de maio foram registrados no Brasil 1.762 casos de coqueluche. O número indica uma redução de 40% nos casos, quando comparado ao mesmo período de 2013 (2.943). O Ministério informou ainda que acompanha, em conjunto com estados e municípios, todos os casos suspeitos e confirmados da doença no país.
Fonte: Revista Crescer.


