Follow Us
Search By Tags
February 11, 2019
February 4, 2019
February 4, 2019
February 4, 2019
February 4, 2019
February 4, 2015
November 17, 2014
September 25, 2014
Recent Posts
Featured Posts
Especialista alerta que moderação é essencial na gravidez
February 4, 2015
Para se manter saudável e bonita durante toda a gravidez, e suportar tantas alterações hormonais e físicas, que irão mexer nas emoções e mudar o corpo da mulher, as recomendações são cultivar bons hábitos. Isto inclui uma alimentação balanceada e exercícios físicos moderados, que garantem uma melhor qualidade de vida durante e depois da gravidez.

A partir do momento da descoberta, os cuidados com a saúde devem ser redobrados, já que a mãe precisa de hábitos saudáveis para seu benefício e do bebê. De acordo com a nutricionista do Hospital Geral da Paraíba, Paula Trigueiro, a alimentação deve ser saudável e equilibrada antes e durante a gestação, para garantir o desenvolvimento adequado do feto.
“A alimentação deve ser fracionada em seis refeições por dia, a cada 3 horas, que incluam alimentos variados e coloridos. Consumir no mínimo de 4 a 5 porções de frutas ao dia e de 3 a 4 porções de legumes e vegetais. Além disso, deve ser ingerido no mínimo 2 litros de água por dia”, orienta a especialista.
A gestação passa por diferentes períodos e não é necessário uma dieta específica para cada fase, mas existe uma necessidade maior de alguns nutrientes em determinados momentos, como explica a nutricionista. “No primeiro trimestre a ingestão de ferro, ácido fólico e líquidos são de extrema importância. Já no segundo e terceiro trimestre é preciso aumentar as necessidades energéticas, o qual costuma ser em torno de 300 kcal, porém esse aumento é individual e depende do ganho de peso de cada gestante e estado nutricional pré-gestacional”.
Além da alimentação, o ganho de peso ideal da gestante é amplamente debatido e analisado. Segundo Paula Trigueiro, engordar apenas um quilo por mês é mito e o ganho de peso depende do estado nutricional antes da gravidez.
“Uma gestante com IMC menor ou igual 18,5 kg/m² (baixo peso) deve ter um ganho em torno de 12,5 e 18kg, já a grávida com IMC eutrófico (normal) deve aumentar de 11 e 16kg. Uma gestante com IMC pré-gestacional de sobrepeso deve ganhar de 7 – 11,5kg e com IMC de obesidade, o ganho deve ser de 5 – 9kg durante toda gestação”, explica a nutricionista do Hospital Geral da Paraíba.
Fonte: Paraiba.com.br


