COSMÉTICA NA GESTAÇÃO

 

IESTRIAS

Depois de formada a estria deixa uma cicatriz que não mais desaparecerá , e os "tratamentos" existentes vizam apenas melhorar a aparência das lesões. 

A prevenção é o melhor tratamento.

 

MANCHAS NA FACE

Para prevenir seu aparecimento a mulher deve eviar expor-se ao sol e quando o fizer utilizar chapéu, óculos escuros e filtro solar. Lembrar que os raios UVA atravessam o vidro e portanto, deve -se redobrar os cuidados quando dirigir ou viajar  de carro.

Existem protetores específicos para a gravidez que deverão conter proteção UVA e UVB e preferencialmente fator físico de proteção.

Filtros com fator de proteção superiores a 30, parecem não trazer benefícios importantes e possuem mais componentes qumiícos  em sua formulação e poderão não ser muito saudaveis ao bebê.

As maquiagens podem ser utilizadas, evitando-se as que contém base oleosa.

 

CABELOS

Não tingir ou pintar nos tres primeiros meses. Após este período, e quando necessário, o uso de tonalizantes é permitido. 

Alisamentos , permanentes, escovas definitivas e luzes não devem ser feitos.

 

ACNES

Podem ser utilizados produtos que "limpam" os folículos e facilitam a drenagem das  glândulas sebáceas.

Os retinóides são contra-indicados.

 

DEPILAÇÃO

O uso de água oxigenada para clareamento de pelos deve ser evitado.

Creese depilatórios, aplicação de laser e a utilização de eletrólise não são permitidos à gravida.

A lâmina de barbear pode ser usada, mas seu manuseio deverá ser muito cuidadoso pelo risco da ocorrência de pequenos cortes que poderão ser focos de infecção.

Cera fria ou quente podem ser utilizadas com cuidao e parcimônia ,principalmente a quente , pois além de a grávida apresentar uma sensibilidade aumentada, o calor excessivo poderá traumatizar a pele e deixar marcas.

O barbeador elétrico pode ser utilizado sem restrições.

 

REPELENTES

Podem e devem ser usados.

 

 

ANTES DE DE FAZER USO DE QUALQUER PRODUTO, MEDICAMENTOS OU COSMÉTICOS, VERIFICAR SE O MESMO POSSUI REGISTRO NOS ORGÃOS COMPETENTES (ANVISA/MINISTÉRIO DA SAÚDE) E SE SEU USO É PERMITIDO PARA GESTANTES. 

 

 

Rua Dr. Antonio Cândido Vieira, 655

Centro -  Mogi das Cruzes - SP CEP 08780-030

 

Fale com o doutor: amaralgennari@ig.com.br

Telefones:

(WhatsApp) 

(11) 9 6060 09 88 

 

© 2014 por Carlos Eduardo Gennari.